Tipos de Registro de Marca
- danmartucci
- 11 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Ao pensar em uma marca, logo imaginamos um desenho seguido de um nome - a famosa logomarca.
Mas você sabia que uma marca pode ter diversas formas de apresentação além desse modelo? Confira abaixo as formas de apresentação de um Registro de marca:
MARCA TRIDIMENSIONAL

A marca tridimensional é uma forma de registro de marca que protege o design tridimensional de um produto ou embalagem, como formas, cores, texturas e outras características tridimensionais distintas.
Um exemplo de marca tridimensional pode ser a forma distintiva de uma garrafa de bebida, o design único de uma caixa de chocolates ou a forma de uma embalagem de produto de higiene pessoal.
O registro de uma marca tridimensional é importante para proteger a identidade do produto e evitar a imitação por outras empresas. Ele permite que a empresa defenda seus direitos sobre o design tridimensional da marca em caso de infrações.
MARCA FIGURATIVA

A marca figurativa é uma forma de registro de marca que consiste em uma imagem ou desenho que representa a marca. Ela pode ser composta por símbolos ou desenhos, ou por elementos de design, como cores, formas ou texturas.
Uma marca figurativa pode ser usada para representar uma empresa, produto ou serviço de uma forma distintiva e facilmente reconhecível pelo público. Ela é geralmente registrada como uma marca de serviço ou marca de produto, dependendo do uso da marca.
MARCA NOMINATIVA
A marca nominativa é uma forma de registro de marca que consiste em uma palavra ou frase que identifica uma empresa, produto ou serviço. Ela pode ser uma palavra simples ou composta, ou mesmo uma frase curta que descreve o produto ou serviço.
Em geral, o registro de uma marca nominativa requer que a marca seja distintiva e não confunda com outras marcas já registradas. Além disso, a marca nominativa deve ser registrada em uma categoria específica que corresponda aos produtos ou serviços a serem protegidos.
MARCA MISTA

A marca mista é uma forma de registro de marca que combina elementos nominativos (palavras ou frases) e figurativos (imagens ou desenhos) para identificar uma empresa, produto ou serviço. Ela pode incluir uma combinação de elementos gráficos, como letras, números, símbolos ou desenhos, com elementos de design, como cores, formas ou texturas.
Ao registrar uma marca mista, é importante garantir que todos os elementos da marca sejam distintivos e se complementem de forma a criar uma imagem única e facilmente reconhecível pelo público. O registro de uma marca mista também permite que a empresa defenda seus direitos de uso da marca em caso de infrações ou litígios.
Imagens: inpi.gov.br
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